A Autoridade Reguladora das Aquisições Públicas (ARAP), realiza de 28 de julho a 6 de agosto, uma visita às autoridades italianas de controlo, com objetivo de fazer benchmarking para identificar boas práticas e oportunidades de melhoria junto da Autoridade Nacional Anticorrupção (ANAC) e da Central Nacional de Compras do Ministério da Economia e Finanças (CONSIP).
Esta missão reforça o compromisso da ARAP em matéria de corrupção e transparência e está enquadrada na integração de critérios de Environmental, Social and Governance (ESG), Gestão Ambiental (ISO 14001), e Compras Sustentáveis (ISO 20400) e as implicações diretas das alterações climáticas na definição de requisitos e critérios de compras verdes nas aquisições públicas.
Este projeto foi realizado em parceria com o Programa Pro PALOP | TL – Fase III, programa cofinanciado pela União Europeia e implementado pelo PNUD.
A delegação é liderada pela Administradora Nilda Gonçalves, acompanhada pelo Diretor da Direção Administrativa e Financeira, Adilson Semedo, pelo Coordenador do Gabinete do Sistema de Gestão da Qualidade, Carlos Pereira, e pela Técnica do Departamento de Gestão de Recursos Humanos, Marisia Nascimento.
A ARAP é uma entidade certificada, desde 2021, pela norma ISO 9001:2015 – Sistema de Gestão da Qualidade, cuja renovação foi efetuada em 2024. A reguladora reafirma-se como uma instituição que pauta a sua atuação pelo rigor, pelo princípio da racionalidade e pelo compromisso com a proteção do ambiente, ambicionando a certificação em ESG, Gestão Ambiental (ISO 14001), e Compras Sustentáveis (ISO 20400).